Pernambuco e São Paulo

Foto: Marta Baião.

Plenária da MMM em São Paulo. Foto: Marta Baião.

 

Os núcleos da Marcha Mundial das Mulheres em Pernambuco e em São Paulo já estão se preparando para o Encontro Internacional, que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre 25 e 31 de agosto deste ano. O evento vai ser sediado na cidade de São Paulo, mas sua organização é feita de forma coletiva pelos 17 estados brasileiros onde existem núcleos da Marcha. Em cada estado, estão sendo montadas equipes de: Saúde, Cultura, Finanças, Infra-Estrutura, Comunicação, Intervenções urbanas, Segurança e Mobilização. Através das Plenárias Estaduais, cada região debate os temas do Encontro, articula suas militantes e busca formas autônomas de financiar sua ida ao evento.

 

Foto: Marta Baião.

Plenária da MMM em São Paulo. Foto: Marta Baião.

 

Em São Paulo, a Marcha já realizou duas plenárias estaduais preparatórias para o Encontro. A primeira aconteceu no dia 06 de abril, e contou com a participação de mais de quarenta mulheres, dos municípios de São Paulo, São José dos Campos, Sumaré, Embu das Artes, Nova Odessa, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Lins e Diadema. A segunda plenária aconteceu no dia 04 de maio e, a partir dos relatos das militantes presentes, foi construída uma linha do tempo do movimento de mulheres e da Marcha em São Paulo.

Em Pernambuco, a Marcha também vem se mobilizando. A última reunião teve a participação de 19 mulheres da MMM e da CUT, em Recife. Foi realizada uma oficina de formação com o tema “Divisão Sexual do Trabalho”, na qual, através de uma roda de conversa, as participantes contaram suas experiências e seus pontos de vista sobre o assunto. A próxima reunião será realizada no dia 18 de maio, e tem como tema: “A revolução das mulheres e o Feminismo”, também como uma atividade de formação para o Encontro. O núcleo já criou ainda uma comissão de preparação para o Encontro Estadual, marcado para acontecer na primeira quinzena de Julho.

 

SAM_0019

Plenária da MMM em Pernambuco. Foto: Gabriela Braga.

 

 

Encontro Internacional da MMM

Pela primeira vez, o Brasil será sede de um Encontro Internacional da Marcha, fórum máximo do movimento que acontece pela 9ª vez. A cidade escolhida para receber o evento foi São Paulo (SP), e já são esperadas 1.400 delegadas brasileiras e latino-americanas (da Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, etc), além de uma delegação internacional de 130 a 150 mulheres. O Encontro será realizado entre os dias 25 e 31 de agosto de 2013, no Memorial da América Latina.

 

Plenária da Marcha em Pernambuco. Foto: Gabriela Braga.

Plenária da Marcha em Pernambuco. Foto: Gabriela Braga.

 

O tema do Encontro será “Feminismo em marcha para mudar o mundo”, e pretende discutir os assuntos que pautam a realidade das mulheres: violência, visibilidade lésbica, aborto, combate ao racismo, entre outros. A programação contará com uma série de debates, palestras, oficinas, atividades culturais e intervenções de rua, além de uma mostra de Economia Solidária.

 

Plenária da Marcha em Pernambuco. Foto: Gabriela Braga.

Plenária da Marcha em Pernambuco. Foto: Gabriela Braga.

 

Se você é militante da Marcha Mundial das Mulheres, ajude a construir o Encontro Internacional da MMM participando das plenária sem seu estado.

Anúncios

Tags:, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: