São Paulo

 campinas

Campinas, São José dos Campos e São Paulo realizaram plenárias preparatórias para o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, no último mês. O Encontro acontece de 25 a 31 de agosto, no Memorial da América Latina, na capital.

Em Campinas, a plenária foi realizada no dia 22 de junho e teve a participação de 36 mulheres, algumas delas vindas de municípios vizinhos: Sumaré, Americana, Hortolândia e Nova Odessa. A reunião teve como principal objetivo definir as metas do município para o Encontro. Elas pretendem levar no mínimo três ônibus para São Paulo. As campineiras puderam tirar dúvidas a respeito do evento e começar a organizar sua participação. Além disso, também confeccionaram uma faixa da Marcha Mundial das Mulheres. A próxima plenária foi agendada para julho, quando irão discutir o conteúdo do Encontro. Elas participam pretendem ainda participar da plenária estadual em São Paulo, no próximo dia 27.

campinas2

Em São José dos Campos, a plenária foi realizada no dia 15 de junho e teve participação de 15 mulheres. Elas debateram sobre o sentido geral do Encontro Internacional da Marcha e do feminismo popular. Além disso, começaram a se organizar a fim de viabilizar sua ida ao evento e de envolver mais mulheres neste processo. O almoço foi preparado com alimentos cultivados por elas na horta do Centro Dandara.

Além das militantes da MMM, destaca-se também a presença de representantes do Movimento de Mulheres Somos Todas Pinheirinho e do MST que estão se integrando ao processo da Marcha Mundial das Mulheres. As mulheres do Pinheirinho demonstraram a expectativa de contribuir com sua experiência de enfrentamento que vivenciaram durante a desocupação da área, resistindo à violência do Estado e buscando rearticular sua comunidade. Elas destacaram ainda a importância da auto-organização das mulheres como forma de construção dessa resistência, experiência que também pretendem agregar ao Encontro da Marcha.

campinas3

Em São Paulo, a plenária foi realizada no dia 22 de junho e teve a participação de 23 mulheres. Foi discutida a preparação para o Encontro Estadual da Marcha e a agenda de mobilização por regiões, a fim de apresentar o 9º Encontro Internacional. Ressaltou-se também a importância de fazer oficinas nas universidades e em conjunto com as entidades parceiras da MMM. Além disso, as mulheres debateram sobre sua participação nas recentes mobilizações políticas e definiram a realização de um debate público da Marcha com o Movimento Passe Livre São Paulo. O debate aconteceu no dia 28 de junho, no Sindicato dos Bancários e Bancárias, no centro da cidade, e teve a participação de 92 pessoas.

saopaulo

Anúncios

Tags:, , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: