Cultura feminista: participe

chamadocultura

Estamos a mil na organização do 9° Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. A Comissão de Cultura tem trabalhado para elaborar uma proposta artística cultural que lide com a diversidade, que promova reflexões sobre a cultura na nossa prática militante e, ao mesmo tempo, esteja coordenada com os conteúdos debatidos.

Para que toda nossa riqueza de sotaques, regiões, cores, sabores e ritmos apareçam, queremos que todos os estados se envolvam. A proposta é ter intervenções artísticas feitas pelas mulheres que estarão participando do Encontro. Ou seja, a pergunta que todos os estados devem se fazer é: o que queremos levar da nossa cultura para o Encontro?

As propostas serão organizadas na grade de programação de acordo com os seguintes eixos temáticos, divididos por horário:

I) Cultura que Acolhe

Logo pela manhã, vamos reunir as mulheres que, ao longo do dia, estarão em ambientes diferentes. Portanto, esse é um espaço privilegiado para criar um ambiente de acolhimento e que favoreça o contato humano. Inicialmente, imaginamos atividades que ajudem nesse sentido, como cirandas e danças, cada dia de um país e/ou região, que nos coloquem em contato umas com as outras. Queremos dar preferência a atividades que usem linguagem corporal ou musical, já que seremos mulheres que falam línguas diferentes.

II) Cultura que Resiste

Estamos nomeando assim o momento entre o fim das atividades da manhã e o inicio das atividades da tarde. Será um tempo privilegiado para as participantes visitarem as exposições e a Mostra de Economia Solidária e Feminista. Portanto, podemos aproveitar esses espaços, as exposições e a Mostra, para organizar intervenções artísticas que expressem os conteúdos das nossas lutas. Essas podem ser de vários formatos, como teatro, performance, música, literatura, até onde nossa criatividade e resistência alcançarem! É nesse sentido que no dia 29, por exemplo, queremos privilegiar o tema da visibilidade lésbica, e em cada um dos dias outros temas serão contemplados.

III) Cultura que celebra

Ao final do dia, queremos fortalecer o intercâmbio entre as participantes e celebrar nossa diversidade cultural. Esse será o espaço privilegiado para as intervenções que querem apresentar para as mulheres diferentes formas das culturas locais: música, teatro, poesia, performances, etc. Organizaremos uma noite latina-americana e uma noite regional brasileira.

Ação 2010 da MMM. Foto: Elaine Campos.

Ação 2010 da MMM. Foto: Elaine Campos.

Observando esses eixos temáticos, indicamos três grupos de iniciativas que esperamos ter uma ampla participação dos estados.

1) Lista de músicas ( Playlist )

Para começar a tratar da nossa musicalidade, queremos aproveitar as músicas que são produzidas em nossos estados por mulheres artistas locais. Cada estado pode, portanto, gravar um conjunto de músicas que reflitam elementos da cultura local e das nossas reivindicações. O grupo de músicas de cada estado será executado nos espaços do Encontro, por exemplo: entre um debate e outro, ou no espaço das refeições. A proposta é aproveitarmos esse momento para divulgar artistas menos conhecidas, que não estão vinculadas a grandes gravadoras. Então, atenção! As músicas devem ser de artistas locais, para evitar problemas com as leis de direitos autorais. Devem ser gravadas em formato MP3, ou em CD, enviadas via pen drive ou arquivo online. Até o dia 11/08.

2) Materiais Diversos

Durante o Encontro, faremos um esforço de ocupar fisicamente o espaço do Memorial da América Latina com elementos que sejam significativos da nossa cultura local e das nossas lutas. Aceitamos doações e empréstimos de: colchas ou mantas representativas da arte local, vasos ou outras peças que possam ser aproveitadas, além de exemplares de camisetas e faixas da Marcha que tenham sido produzidas pelo estado. Esses materiais podem ser trazidos com a delegação e entregues na chegada!

3) Vídeo e Filmes

Há uma grande diversidade de vídeos que as militantes da Marcha usam em suas realidades locais e que queremos aproveitar nesse encontro. Queremos estruturar uma agenda que contemple filmes e vídeos relacionados com os debates que teremos ao longo do dia. Estamos recebendo sugestões dos estados de filmes e vídeos, que deverão vir acompanhados de cópia do filme e um breve resumo ( 5-20 linhas), para que esteja no programa impresso. Os vídeos podem ser curta-metragens de 1-15 minutos, ou filmes (longa-metragens). As cópias em DVD ou o arquivo online, junto com os resumos, devem ser enviados até dia 11/08.

4) Atividades artístico culturais

Esperamos ter um programa de intervenções artísticas que proporcionem essa dimensão da acolhimento, resistência e celebração a partir das nossas diversidades e do sentido comum das nossas lutas, culturas e experiências. Essa programação será organizada mesclando as contribuições dos estados e das delegações internacionais, com manifestações artísticas articuladas em São Paulo. Para isso, os estados devem identificar o que seriam possíveis intervenções culturais de suas localidades e propor, por meio de uma ficha que está disponível neste link. Essa ficha servirá para identificar se a proposta enviada pelo estado se coordena com os eixos culturais do Encontro. Isso significa que, eventualmente, uma proposta pode não ser incorporada à programação. As fichas com as propostas devem ser enviadas até o dia 11/08.

Infra estrutura para a Cultura

Outro elemento que é importante lembrar é que, em princípio, não há remuneração para artistas, e a estrutura de palco e som será mínima. Além disso, estimulamos fortemente que as mulheres que trarão sua contribuição artística viagem e se hospedem em São Paulo junto com a delegação do seu estado, já que não há fundos para passagens ou hospedagem.

Contatos

Todo o material deve ser enviado para culturamarchamulheres@gmail.com

Em caso de dúvida entrar em contato por email ou pelo telefone 11-38193876

Anúncios

Tags:, ,

One Comment em “Cultura feminista: participe”

  1. Zoila agosto 12, 2013 às 11:25 pm #

    Cu´ales son los requisitos para el encuentro internacional de mujeres?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: