Chamada às comunicadoras e comunicadores

encontroimmm

9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres: São Paulo, 25 a 31 de agosto de 2013

Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo!

Caras(os) colegas da mídia e /ou de espaços de comunicação dos movimentos sociais,

Nós da Marcha Mundial das Mulheres estamos nos preparando para nosso 9º Encontro Internacional, que acontece pela primeira vez no Brasil, entre 25 e 31 de agosto de 2013.

Convidamos a todas as comunicadoras e comunicadores para participar da cobertura desse Encontro que será um momento histórico para o feminismo no país e no mundo.

Vamos reunir ativistas feministas dos cinco continentes do mundo e de todas as regiões do Brasil, ativamente envolvidas na luta para a erradicação da pobreza e da violência contra as mulheres. O Encontro será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, e se encerra com uma grande mobilização nas ruas da cidade, no dia 31 de agosto.

Como sabemos, os meios de comunicação tradicionais, em geral, não nos representam em toda a nossa diversidade e posicionamentos políticos. Nossas ações pouco aparecem na mídia e, quando aparecem, muitas vezes são retratadas de maneira distorcida, tirando seu conteúdo político, transformando em mero entretenimento, ou mesmo retratando somente aspectos negativos.  Isso tudo sem contar na imagem que temos da mulher como objeto, na maioria dos meios de comunicação.  Por isso também estamos na luta pela democratização da comunicação.

Por outro lado, vemos que a internet surge como um novo espaço de disputa política, no qual atrizes que nunca tiveram voz na sociedade têm conseguido se expressar sem os tradicionais filtros dos editores e patrocinadores dos jornais. Como todo meio, a internet também apresenta diversos problemas, tais como a proliferação de discursos de ódio e de apologia à violência contra a mulher, ou mesmo a censura feita por redes sociais proprietárias, como o Facebook, a diversos conteúdos considerados por eles como “inadequados”. É também por isso que lutamos por uma internet livre e pela banda larga gratuita e de qualidade para toda a população.

Por uma comunicação mais igualitária e representativa

Articulação Mulher e Mídia.

Articulação Mulher e Mídia.

Diante desse contexto, buscamos organizar nossa própria comunicação de forma autônoma e colaborativa, através da Convergência de Comunicação dos Movimentos Sociais, uma parceria da Marcha Mundial das Mulheres com a Radio Mundo Real, a ALBA TV, a ALAI e a Via Campesina. Vamos produzir boletins, vídeos, fotos e textos de conteúdo jornalísticos durante todo o Encontro Internacional, os quais serão disponibilizados nesta página (www.marchamundialdasmulheres.org.br). Entendemos que essa experiência pode inclusive fortalecer o debate geral pela democratização da comunicação na MMM.

E é também considerando este contexto geral que convidamos vocês, companheiras e companheiros que atuam na comunicação, seja em meios alternativos ou comerciais, seja em sindicatos e movimentos sociais ou na mídia tradicional, a se juntarem a nós nessa cobertura colaborativa do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.

Por mais mulheres nas áreas técnicas e em cargos de direção

Por fim, como vivemos em uma sociedade profundamente marcada pela divisão sexual do trabalho, que segrega homens e mulheres em certas profissões consideradas femininas e masculinas, vinculada aos estereótipos tradicionais do que é “trabalho de mulher” e “trabalho de homem”, “coisa de mulher” e “coisa de homem” na sociedade. Essa construção social é uma das razões para que a presença das mulheres seja menor em áreas técnicas, tais como operação de câmera e de som, e na direção e chefia de redações.  Assim, pedimos mais essa colaboração dos meios de comunicação para ajuda a superar essa divisão indicando e incentivando a participação de profissionais mulheres nessa cobertura.

Para se credenciar, preencha a ficha disponível aqui e aguarde um e-mail de confirmação de sua inscrição.

Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos, entre em contato através do e-mail comunica@sof.org.br

Baixe aqui a Programação do 9º Encontro Internacional da MMM.

 

Saudações feministas,

Marcha Mundial das Mulheres

Anúncios

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: