Bahia – Plenária Estadual

plenariaestadualBA

A Marcha Mundial das Mulheres da Bahia realizou uma Plenária Estadual, nos dias 27 e 28 de julho, com o objetivo discutir sobre o feminismo defendido pela MMM e os desafios para os próximos períodos. O momento foi também de preparação para o 9º Encontro Internacional da Marcha, que acontece entre os dias 25 a 31 de agosto de 2013, em São Paulo.

Participaram da Plenária cerca de 170 mulheres de diversas cidades do estado: Feira de Santana, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Vale do São Francisco e Jequié, além de jovens, sindicalistas e mulheres de movimentos populares de Salvador. O encontro representou um momento fundamental de formação política e de consolidação da força da Marcha no estado.

plenariaestadualBA2

Enfrentar juntas a faca do capitalismo, do racismo e do patriarcado

A primeira mesa de debate teve como tema “Lutas e Desafios das Mulheres na Bahia”, e contou com a participação de militantes da MMM, da sindicalista Lucíola Semião (SindiQuímica), da Coordenadora de Mulheres do DCE-UFBA, Larissa Marques, da Diretora de Combate ao Racismo da UNE, Marcela Ribeiro, da Coordenadora da Casa Abrigo de Salvador, Deise Oliveira, da professora Iole Oliveira, coordenadora do PPGNEIM (Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo).

Elas apontaram a necessidade de ocupar os espaços de poder e de decisão política, mas também ocupar as ruas e acumular ainda mais força social, junto às mulheres da classe trabalhadora e às mulheres negras e indígenas, que enfrentam a contradição do capital todos os dias. O protagonismo dessas mulheres é essencial para a luta feminista que busca a transformação radical da sociedade.

Nesse sentido, conforme afirmam as militantes da MMM, “é fundamental sermos muitas, e engajarmos cada vez mais feministas para enfrentarmos juntas a faca do capitalismo, do racismo e do patriarcado que nos corta cotidianamente”. Além disso, a Marcha afirma que seu feminismo está do lado da classe trabalhadora, portanto, é necessário estarem na luta junto com os movimentos sociais, fortalecendo a luta do povo.

plenariaesstadualBA3

No decorrer dos dois dias, elas debateram a conjuntura atual, ressaltando que o avanço do conservadorismo e do fundamentalismo representam um grande desafio a ser enfrentado no próximo período, como demonstra o projeto do Estatuto do nascituro, que está em discussão no Congresso. Portanto, é preciso estar na luta pela democratização dos meios de comunicação e pela reforma política, pautas diretamente ligadas à vida das mulheres.

plenariaestadualBA4

A partir das discussões, as participantes puderam aprofundar as reflexões sobre o anti-racismo e o feminismo. Além desses temas, a auto-organização das mulheres também foi um ponto central da discussão. Para a MMM, esse é um instrumento de luta fundamental para que as mulheres possam se empoderar e seguir em marcha na luta pela liberdade!

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

2 Comentários em “Bahia – Plenária Estadual”

  1. Gabriela Romanini agosto 14, 2013 às 7:51 am #

    Gostaria de receber ou ser informada onde poderia encontrar mais detalhadamente, se possivel, os pontos em pauta para a transformacao da sociedade em prol da mulher. Tambem, como eh abordado o apoio a liberacao do aborto no pais (ja que em outros lugares do mundo jah eh liberado). De todo resumo que li nesta manha sobre o movimento sinto extrema ansia em participar, mas confeso que nao sou a favor da liberacao do aborto em todas as formas. Por isso, gostaria de saber como este ponto (de extrema importancia pessoal) eh abordado/defendido.
    Obrigada.

    • Marcha Mundial das Mulheres agosto 15, 2013 às 8:08 pm #

      Olá, Gabriela. Tudo bem?

      No site da SOF (executiva da MMM no Brasil) você pode encontrar vários artigos e documentos sobre o tema do aborto e sobre os eixos da Marcha:

      http://www.sof.org.br

      Em nosso blog coletivo também temos vários posts que podem ajudar:
      http://www.marchamulheres.wordpress.com

      Obrigada pelo contato.
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: