31/08 Cultura feminista nas ruas de São Paulo!

No dia 31 de agosto, o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres se encerra com uma grande mobilização nas ruas de São Paulo.

Mulheres dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil estarão juntas nas ruas, reafirmando o feminismo como um projeto para mudar o mundo e a vida de todas as mulheres. Vamos ocupar as ruas por um feminismo com raízes nas lutas locais de cada povo, e aliado com movimentos sociais que compartilham de um mesmo objetivo: construir um mundo baseado em igualdade, liberdade, autodeterminação, justiça e solidariedade.

Concentração: às 14 horas, no MASP.

Encerramento na Praça da Repúlbica (centro de São Paulo) com shows de:
.
.
.
Las Krudas Cubensi
.
Odaymara Cuesta e Olivia Prendes são MCs de Hip Hop cubanas, musicistas independentes, poetisas e atrizes de teatro performáticas, as Krudas trouxeram a voz feminina para um gênero nascente em Cuba. Representam o ativismo de “womyn” (forma feminista de chamar as mulheres), imigrantes, pessoas negras e queers, e utilizam sua arte como uma parte central para a mudança do mundo. Elas escolheram a arte como arma para lutar contra a opressão e também para celebrar a vida. Ambas nascidas em Cuba, começaram seu “artivismo” em 1996. Fundaram o grupo Krudas Cubensi em Havana, em 1999. Migraram para os Estados Unidos em 2006, e receberam reconhecimento internacional com suas performances, gravações e discursos. Fizeram turnê pelo Caribe e pelas Américas do Norte, Sul e Central.
.
.
.
.

.

.
.
Karina Buhr
.

Cantora, compositora e ilustradora, Karina Buhr começou na música em 1992, tocando no maracatu de Recife. Participou da criação da banda Comadre Fulozinha. Atuou no Teatro Oficina e participou da montagem completa de Os Sertões. Em 2010, fez sua estreia solo, com o disco autoral Eu Menti Pra Você, lançado também na Argentina. Em 2011,lançou seu segundo disco, “Longe de Onde”, eleito pela Revista Rolling Stone entre os 10 melhores do ano, e entre os 3 melhores shows do ano pela Folha de S. Paulo. Ainda em 2011, Karina fez parcerias com Marina Lima e Edgard Scandurra. Em 2012, foi indicada ao VMB nas categorias “melhor disco”, “melhor música” e “melhor artista feminino”. No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ganhou o Candango de melhor trilha sonora, junto com Tomaz Alves Souza, pelo filme “Era uma vez eu, Verônica”, de Marcelo Gomes e foi finalista do Prêmio Bravo, entre os 3 melhores shows, ao lado de Gal Costa e Marisa Monte.

.

.
.
Foto: Pri Buhr.

Foto: Pri Buhr.

.
.
.
Chinelo de Couro
.
.

O grupo Chinelo de Couro é uma banda feminina brasiliense que toca e pesquisa música regional brasileira. O trabalho perpassa ritmos como forró, catira, lambada, coco, carimbó, maracatu e ciranda. A formação instrumental consiste em rabeca, cavaquinho, baixo, triângulo, pandeiro, zabumba e vocais. Uma das ênfases do grupo é o trabalho da sonoridade das vozes, a experimentação, a adaptação da rabeca com o cavaquinho e o baixo e o contraponto percussivo. Iniciou-se em 2012 e, desde então, se apresenta em festivais, bailes, festas articulares e outros eventos. Atualmente, realiza pesquisas na área da música regional e, recentemente, trabalha em parceria com a poetisa Lília Diniz, na construção de um show em homenagem à cantora Marines.

.

Curta a página delas no Facebook pra acompanhar seu trabalho.

.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

.

Em breve, mais informações sobre a programação cultural de todo o Encontro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Programação cultural feminista a semana inteira | Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo - agosto 19, 2013

    […] No dia 31, a manifestação começa no vão do MASP, às 14 horas, e termina na praça da República… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: