Tunísia e Marrocos na Tenda da Solidariedade

9602402915_0773414929_o

Tenda da Solidariedade com as companheiras da Tunísia e Marrocos – Foto: Elaine Campos

 

No dia 26/8 estiveram presentes na Tenda Solidariedade as companheiras da Tunísia, Souad Mahmoud e do Marrocos, Khadija Rhamiri, que nos passaram suas realidades e suas lutas.

Na Tunísia, após o fim do colonialismo francês, as mulheres tiveram vários avanços: acesso a educação, fim da poligamia masculina, acesso ao mercado de trabalho, direito de pedir o divorcio, casar com estrangeiros, dentre outros. Hoje, mesmo sendo mais escolarizadas, não lhes é garantido um maior acesso ao mercado de trabalho, além de serem as mais afetadas pela pobreza.

Entre 2008 e 2011, ocorreram varias manifestações na Tunísia que resultou em um novo governo, que é majoritariamente fundamentalista e defende a volta da poligamia masculina, são contra o aborto, a adoção e o fim da paridade. Todavia, as mulheres continuam na luta e hoje elas participam das diversas manifestações.

No Marrocos, não existe democracia. O país vive em uma monarquia hereditária e é predominantemente muçulmano. As mulheres sofrem com a pobreza, a miséria, desemprego e as diversas formas de violência contra suas vidas.

O Código da Família, recentemente reformado, não trouxe avanços para as mulheres: em vez disso, foram fortalecidas a poligamia masculina e o repúdio à mulher.

A luta das marroquinas são voltadas para a igualdade e dignidade das mulheres, liberdade de associação d@strabalhador@s e criação do Conselho na Nacional das Mulheres.

 

Anúncios

Tags:, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: